quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Panettone caseiro de damasco com gotas de chocolate

Oieee...
Sei que está um pouquinho longe do natal...Mais como temos varias receitas para este dia tão especial, vamos então começar com o tradicional panettone que não pode faltar nesta data!!!


Ingredientes para a esponja
15 gr fermento biológico fresco
½ xícara de chá de farinha de trigo
¼ xícara de chá de leite

Ingredientes para a massa
½ xícara de chá de açúcar
110 g de damasco seco picado
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
2 gemas
50 gr de gotas de chocolate
¼ xícara chá de leite
50g de manteiga a temperatura ambiente
1 ovo
5 g de raspas de limão
2 colheres de rum
1 colher de sal
Suco de 1 laranja

Modo de preparo da esponja
Junte o leite e misture bem. Cubra com um filme plástico e deixe fermentar por cerca de 15 minutos, ou até dobrar de volume.

Modo de preparo da massa
Em uma vasilha grande, junte a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente o ovo, as gemas, o rum, o leite, as raspas, metade do suco de laranja e a esponja já fermentada. Misture com as mãos até formar uma massa pegajosa. Adicione a manteiga e amasse até incorporar bem. Passe para uma bancada limpa e seca e comece a sovar a massa, que, no início, deve ser bem pegajosa e, no final, ficar lisa, macia e um pouco mole. Para dar o ponto da massa, se necessário, adicione o restante do suco de laranja, sempre aos poucos. Cubra com filme plástico e deixe-a descansar por 20 minutos.
Junte o damasco picado e as gotas de chocolate e misture bem, para incorporar. Transfira a massa para uma forma de papel própria para fazer panettone (1 kg) e deixe crescer por cerca de 40 minutos, ou até que dobre de volume. Asse em forno médio pré-aquecido (180 °C) por cerca de 40 minutos, ou até que fique dourado na superfície.

Dica: se quiser um panettone que se mantém úmido por mais tempo, adicione 1 colher (chá) de glicerina. Ela pode ser encontrada em lojas de confeitaria.

Variações de recheio: você pode fazer essa mesma massa e variar o recheio. Para essa proporção de massa, utilize: Panettone Tradicional: 100 g de frutas cristalizadas + 100 g de passas; Chocottone: 200 g gotas de chocolate ao leite; Panettone com Laranja e Amêndoas: 110 g de laranjas desidratadas e picadas e 90 g de amêndoas picadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares