sábado, 15 de dezembro de 2012

Bolo pudim de panetone

Hum... mais uma delícia feita com panetone para sua sobremesa de natal!
Ingredientes
¾ xícara (chá) de açúcar
15 g de fermento fresco
1 ½ colher (sopa) de leite morno
2 ovos batidos
25 g de açúcar
raspas da casca de ½ limão
1 colher (café) de essência de baunilha
1 pitada de sal
100 g de manteiga derretida (½ xícara de chá)
250 g de farinha de trigo (3 ¾ xícara de chá)
200 g de frutas cristalizadas picadinhas

Pudim
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de coco (a mesma medida da lata de leite condensado = 300 ml)
4 ovos

Modo de preparo -
 Bolo pão
1°- Coloque ¾ xícara (chá) de açúcar numa fôrma de pudim (17 cm de diâmetros) e leve direto ao fogo. Quando o açúcar começar a derreter, vá virando a fôrma de modo que o caramelo preencha todo o fundo e lateral da fôrma. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de fria unte a forma com manteiga e reserve.

2°- Numa tigela coloque 15 g de fermento fresco, 1 ½ colher (sopa) de leite morno e misture até dissolver o fermento. Adicione 2 ovos batidos, 25 g de açúcar, raspas da casca de ½ limão, 1 colher (café) de essência de baunilha, 1 pitada de sal, 100 g de manteiga derretida, 250 g de farinha de trigo. Transfira a massa para uma superfície lisa e com as mãos sove a massa até que ela fique macia e elástica (10 minutos). Junte 200 g de frutas cristalizadas picadinhas e misture bem. Coloque a massa na fôrma caramelizada e untada (reservada acima) e deixe descansar por +/- 40 minutos ou até dobrar de tamanho.

Pudim
3°- Num liquidificador coloque 4 ovos, 1 lata de leite condensado e 1 lata de leite de coco (a mesma medida da lata de leite condensado) e bata até obter uma mistura homogênea.

4°- Sobre a massa do bolo crescida despeje a mistura do pudim e leve para assar em banho-maria por 1 h e 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar. Desenforme e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares