terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cebolas caramelizadas

Ótima dica para o seu almoço... a cebola não é apreciada por todos, mas esta receita está de dar água na boca... assim como a farofa de cebola queimada ela não fica com aquele gosto forte, experimente!


Ingredientes
¼ xícara de manteiga sem sal
6 cebolas grandes
2 colheres de chá de açúcar
sal á gosto
pimenta á gosto

Como que faz?
Descasque e deixe as cebolas de molho, para retirar a acidez. Corte em rodelas com pelo menos 0,5cm de espessura. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio. Coloque em fogo alto e adicione as cebolas e mexer até a manteiga envolver tudo, por pelo menos 5 minutos, mexendo com frequência. Reduza o fogo para médio, e deixe a cebola fritando por 15 minutos, mexendo sempre para evitar que queime. Polvilhe o açúcar e envolva todas as cebolas, em fogo baixo cozinhe até que estejam douradas e caramelizadas, no final adicione sal e pimenta.

Dicas:
Cozinhe uma maior quantidade, assim pode deixar na geladeira e ir usando durante a semana. Basta colocar em um pote de vidro bem fechado para conservar por mais tempo, ou ainda pode congelar.
Tente adicionar ervas, como tomilho para aromatizar e dar um toque especial.
Se estiver de dieta, não precisa colocar o açúcar, pois a cebola durante o cozimento libera seu próprio açúcar.
Você também pode trocar a manteiga por óleo de canola ou azeite virgem, ou ainda fazer uma mistura de azeite e manteiga (2 partes de manteiga p/ 1 de azeite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares